1.7.7 -Calculando o Inventário no SPED Fiscal (Atualizado 2024)

 

Ainda não conhece o novo padrão de botões SAAM? clique Aqui e fique por dentro.

Esse manual visa demonstrar de forma prática as funcionalidades da rotina 1.7.7 para cálculo do inventário. A rotina permite a criação de inventários anuais ou de períodos específicos determinado pelo cliente, para realizar o inventário realize os passos a seguir:

Para fins didáticos vamos demonstrar o passo a passo de um inventário anual.

 

https://youtu.be/Ku8Fkxh6RgE

1º Passo: Para iniciarmos o inventário o primeiro passo é importar os arquivos SPED's fiscais. Por padronização, atente-se ao importar todos os SPED's do ano. Utilize a rotina 1.1.1, ou tenha certeza de ter todos os meses SPED no sistema.

image-20240411-153128.png
Imagem 1: Rotina 1.1.1 - Importar Escrituração

2º Passo: No SPED Fiscal as notas de vendas da empresa por padrão estão sem os produtos (Registro C170). Para resolvermos isso, vamos importar os produtos usando a rotina 8.6 conforme demonstrado na imagem 2.

  • Após os XML’s importados, clique no botão(SPED) Inserir itens/notas de emissão própria no Sped Fiscal.

    1.7.7- 3.gif
    Imagem: 2 - Rotina 8.6

Passo 03: Após importado os produtos, verifique se ficou alguma nota sem item usando a rotina 1.7.3.1.1 - Entrada(para notas de entrada) e a rotina 1.7.3.1.2 - Saída(para notas de entrada). Os dois relatórios devem retornar “Relatório Vazio”. Caso algum dos dois relatórios retorne notas sem itens, deve-se alimentar as notas informadas importando na rotina 8.1 (selecione a opção: importar somente itens).

Passo 04: Vamos acessar a rotina 1.7.7 para gerar o inventário fiscal (calculado sobre os arquivos SPED's) da empresa. A rotina é dividida em 7 abas que devem ser configuradas individualmente sendo necessário passar obrigatoriamente por todas elas.

  • 1ª Passo: Período Aba "Período": Nessa aba você deverá informar o período Inicial e Final para o cálculo do inventário. Geralmente o período inicial é sempre o mês 01/ano.

  • 2ª Passo: Inventários: Nessa aba você deve informar o inventário inicial que será a contagem do ano anterior.

    • Caso deseja comparar o inventario calculo por meio do SAAM com algum que esteja no arquivo SPED Fiscal, basta informar o inventario na opção “Inventário Final”.

    • Caso a empresa contenha movimentação no registro K230 (Itens Produzidos) e K235 (Insumos Consumidos) e deseja que seja consideração para o calculo da movimentação, marque a opção “Considerar o Registro K200 (Estoque Escriturado - Bloco K)”.

3ª Aba CFOP’s: Nessa aba você deve informar as operações (compra, venda, devolução, bonificação, ativo imobilizado, etc...) que serão consideradas no cálculo do inventário. As operações selecionadas para o cálculo do inventário devem ficar na tabela do lado direito. Do lado esquerdo, ficará os CFOP’s que não entrarão ou não serão considerados na análise do inventário.

4ª Passo: Produtos: Nessa aba você deve informar os produtos que serão considerados no cálculo do inventário. Os produtos selecionados para o cálculo do inventário devem ficar na tabela do lado direito enquanto que os desconsiderados devem ficar do lado esquerdo semelhante à seleção do CFOP executado no 3ª Passo: CFOP’s.

5ª Passo: Registros do Sped: Por padrão, a aba já vem configurada com todos os registros (C170, C321, C370, C425, C470, K230 e K235). Verifique se os registros estão conforme a imagem abaixo.

6ª Passo: Correções de Cadastros: Nesta aba é possível realizar a análise do cadastro dos produtos, podendo ser executados nas sub-rotinas 6.1, 6.2 e 6.3. Para realizar correções como unificação de produtos com o código diferente para a mesma descrição, produtos com códigos iguais para descrição diferentes, criar um fator de conversão ou criar um novo produto.

7ª Passo: Processamento/Relatórios: Esta aba realiza o processamento do inventário, para processar clique no botão Processar Movimentação.

  • Após realizar o processamento você pode clicar no botão Simular inventário.

  • Após processar a Simulação de Inventário, será exibido a tela abaixo. Esta tela é dividida em três áreas: Gera o inventário em PDF, Gera o Inventário em Excel e Insere o inventário em um arquivo sped fiscal.

Pronto! Agora você está está por dentro da rotina de inventário do SAAM.

 

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com nossa equipe de suporte clicando aqui. Será um prazer atendê-lo.

 

 

 

Autor:

Rodrigo Souza

Revisão:

Lucas Galvão