1.8.14 - Controle de Nota Remessa e Retorno

Essa é uma rotina Premium!
Caso tenha interesse em contratar, entre em contato com o Departamento Comercial SAAM Auditoria pelo número (62) 3318-4441 ou (62) 9 9416-3700 (WhatsApp).


Vídeo:

https://youtu.be/cdwMQDprjMM

Link: Rotina 1.8.14 - Controle de Remessa e Retorno

Introdução

  • Para execução correta desta rotina e manual, é necessário os seguintes arquivos:

    • SPED Fiscal validado;

    • Inserir os itens das notas de emissão propria no SPED (registro c170);

    • XML de retorno importadas na rotina 11.3.2.

 

Objetivo da rotina:

Controlar a quantidade de dias para vencimento do retornos das operações de remessas emitidas pela empresa.

Notas Técnica do desenvolvedor:

De acordo com o CFOP Remessa e quantidade de dias para retorno por UF parametrizado na rotina, o SAAM busca todos produtos no registro C170 do SPED Fiscal com objetivo de realizar a gestão de vencimento.

Após a busca das notas de remessa no SPED, o SAAM fica na procura de alguma XML de retorno referenciando a nota de remessa na rotina 11.3.2.

Quando o SAAM baixa alguma nota na rotina 11.3.2 referenciando a nota de remessa, é feito a linkagem automática com a nota de remessa armazenada na rotina 1.8.14. Caso os códigos dos itens sejam os mesmo na remessa e retorno é realizado a linkagem automática do produto.


Passo a Passo Rotina 1.8.14 - Controle de Remessa e Retorno - Tipo de Conferência: Completa (NF e Itens)

Esse tipo de conferência é a ideal para uma analise mais certeira das informações, pois é considerado o produto para conclusão da situação.

Passo 01 - Acessar a rotina 1.8.14 - Controle de Remessa e Retorno e selecione o tipo de conferência “Completa (NF e itens).

Passo 02 - Clique na opção para configurar os CFOP de Remessa com a quantidade de dias para retorno.

Parametrização CFOP e UF

Passo 03 - Clique na opção para processar as notas de remessa e retorno na rotina.

Processar Remessa e Retorno

Passo 04 - Ao final do processamento, confira as informações da tela “Produtos de Remessa (1.1)” e “Produtos de Retorno (1.1.1)”.

Dicas de analise:

Cenário analise concluído: Na coluna “Dif. Qtd. Produtos” da tela “Notas de Remessa (1) os produtos que estão com diferença igual 0 significa que a situação foi concluída, mas é valido a conferencia;

Cenário quantidade de retorno menor que remessa: Na coluna “Dif. Qtd. Produtos” da tela “Notas de Remessa (1) os produtos que estão com diferença maior que 0 significa que ainda falta produtos de retorno para finalizar a operação;

Cenário quantidade de retorno maior que remessa: Na coluna “Dif. Qtd. Produtos” da tela “Notas de Remessa (1) os produtos que estão com diferença menor que 0 significa que a nota de retorno tinha mais produtos de retorno que a remessa vinculada. Atenção: Nessa situação, possivelmente deve ter outra remessa vinculada ao retorno.

Passo 05 - Na tela de “Produtos de Retorno (1.1.1)” é permitido o usuário realizar alguns procedimento de vinculo e/ou alteração:

Passo 05.1 - Caso ocorra de emitirem algum retorno sem referenciar a chave de acesso da remessa, a rotina não realizará o vinculo automático, com isso, o usuário poderá vincular de forma manual o retorno e o produto.

Passo 05.2 - Com a opção é possível alterar as colunas: Nota Fiscal, Cód. Item e Quantidade.

Passo 06 - Na tela de “Notas de Remessa (1)” é possível trabalhar com fator de conversão por meio da opção . Essa opção atenderá em situações que a unidade de medida do produto na nota de retorno seja diferente da unidade de medida da nota de remessa, exemplo:

Passo 06.1 - Clicar em para rotina listar todos os itens cujos a unidade de medida esteja diferente;

Passo 06.2 - O usuário deve informar o código do produto, a unidade que será convertida, e a operação de calculo da conversão.


Passo a Passo Rotina 1.8.14 - Controle de Remessa e Retorno - Tipo de Conferência: Simples (Somente NF)

Passo 01 - Seleciona o tipo de conferência “Simples (Somente NF)”.

Passo 02 - Confira a tela “Notas de Retorno (1.2)” para conferência das notas de retorno vinculadas com a remessa.

Passo 03 - Na tela de “Notas de Retorno (1.2)” é permitido o usuário realizar alguns procedimento de vinculo e/ou alteração:

Passo 03.1 - Se necessário, é possível vincular uma nota de retorno manual por meio da opção .

Passo 03.2 - Se necessário, é possível alterar uma nota de retorno manual por meio da opção .


Relatórios

Passo 01 - Para geração de relatórios utilize a opção .



Autor:
Julio Spineli