Rotina 12.3 e 11.3.1 - Configurar Robotização: Verificar automaticamente a situação da NF-e, NFC-e, BP-e e CT-e na base da SEFAZ

Essa manual visa instruir o usuário ativar a robotização para identificar divergência entre notas do SPED e SEFAZ.

Para execução correta desta rotina e manual, é preciso ter um arquivo SPED Fiscal importado e alimentado com Notas Fiscais, conhecimento de transporte, etc. É necessário também, habilitar os campos, configurar os dias para busca.



Passo 1 - Acessar a Rotina 12.3 e Configurar o robô referente a 11.3.1.

Primeiramente, vamos acessar a rotina 12.3-Configurar Busca Xml na Receita e acessar a Aba Configurar Busca XML na Receita.

Na imagem 1, a parte destacada, irá ativar a robotização para a consulta de documentos do SPED Fiscal automático dos últimos 180 dias ou pode ser configurado em um menor período de tempo.

Imagem 1 - Rotina 12.3 / Robô 11.3.1

Passo 2 - Configurar o Robô Referente a 11.3.2.

Na imagem abaixo, a parte destacada, quando selecionada, irá verificar o status das notas da rotina 11.3.2 - Gerenciamento de Documentos Fiscais Eletrônicos e conferir se está com o mesmo status que está no SEFAZ.

Imagem 2 - Rotina 12.3 / Robô 11.3.2

No campo Quantidade de dias que os Docs serão consultados de forma retroativa” deve ser informado quantos dias será consultado. Caso opte por informar dia superior a 8 dias, entre em contato com o Suporte SAAM.


Passo 3 - Conferir se o robô já está em funcionamento.

Na imagem 3, podemos notar que na coluna “observação”, algumas notas foram “Consultadas pelo Robô” (conforme foi configurado na rotina 12.3 - Cadastrar Certificado Digital) destacado com a marcação em vermelho.

A seção destacada em azul, mostra as notas que usavam o método anterior (consulta manual) e a parte branca ainda não foi consultada, necessitando iniciar a consulta.

Caso abra a rotina e apareça uma mensagem de “Robô Consultando!”, deve-se aguardar finalizar a consulta. Este processo pode ser demorado. A métrica para mensurar o tempo é baseado na quantidade de notas que está sendo consultado, ou seja, se houver uma maior quantidade de notas sendo consultada, esse processo pode tomar um tempo maior.



Autor:
Beatriz Araújo
Revisão:
Carlos Roberto e Lucas Galvão
Atualização:
Genésio Barros