11.3.5 - Inutilizar Documentos Eletrônicos na Sefaz


Atenção! O processamento desta rotina envolve a alteração das informações diretamente na Sefaz, fique atento ao processá-la e tenha certeza do que está fazendo, é um processo sem volta.

Tenha certeza de estar com um certificado válido e ativo no SAAM para este processo.


Na parte superior da página você pode ver os botões principais da rotina, que estão de acordo com o novo padrão de botões SAAM.

Para ficar por dentro do que ocorre nessa rotina, continue lendo o passo a passo.


1° Adicionar notas a serem processadas

Primeiramente, a rotina deve ser alimentada com as notas que serão inutilizadas. Para isso, você pode:

  • Importar do arquivo SPED

  • Importar planilha com registros

  • Adicionar registro manualmente

Note que quando se importa os registros do SPED, o campo “Justificativajá vem preenchido com “Numeração Cancelada“. Caso necessite alterar alguma informação, selecione os registros e clique em um dos botões de edição (representados por um lápis). Para salvar, use ctrl + s ou clique no botão de salvar. Para cancelar a edição (antes de salvar), clique no botão de reload ou use ctrl + z.


2º Marcar os registros a serem inutilizados

Perceba que na rotina, a primeira coluna de nome “status“ vem por padrão marcada. Isto representa que essas linhas serão afetadas ao se processar a rotina.

Você pode desmarcar ou marcar de uma em uma ou todas as caixas de uma vez clicando com o lado direito do mouse, onde estarão as duas primeiras opções. As outras marcações se referem às colunas visíveis no grid.

Imagem 1. Opções de seleção para processamento.

 

Obs: É recomendável que sejam importados apenas os registros a serem inutilizados mesmo podendo manipular isso dentro da rotina, para haver menos riscos de alterar documentos erroneamente.


3º Processar - Inutilizar notas

Você pode abortar o processo de inutilização após iniciá-lo clicando no botão ao lado da engrenagem de processar (como uma placa de pare), mas as notas processadas permanecerão.

Após deixar marcados os registros que deseja inutilizar, clique no botão de engrenagem representado na imagem abaixo para processar.

Imagem 2. Botão de processamento da rotina.

Você pode verificar os registros que foram inutilizados onde a caixa de seleção na coluna “Processado?“ estiver marcada.


 


Redigido por: Milena Prieto

Auxílio Técnico: Ricardo Martins

Revisão: Lucas Galvão, Jhonatan Peixoto