11.3.1 - Verificar Situação da NF-e, NFC-e, BP-e e CT-e na Base da SEFAZ

Esse manual visa instruir o usuário a fazer o processo de identificar notas com divergência na situação entre o SPED e SEFAZ.

Obs.: Esse processo de consulta é voltadas para os clientes que tem a robotização de consulta automática ativa, configurado na rotina 12.3. Quer saber mais? Acesse: Rotina 12.3 e 11.3.1 - Configurar Robotização: Verificar automaticamente a situação da NF-e, NFC-e, BP-e e CT-e na base da SEFAZ


Para execução correta desta rotina e manual, é preciso ter um arquivo SPED Fiscal importado e alimentado com Notas Fiscais, conhecimento de transporte, etc.

 

Passo 1 - Acessar a rotina 11.3.1 e buscar chaves de acesso.

Primeiro vamos acessar a rotina 11.3.1-Verificar Situação da NF-e, NFC-e, BP-e e CT-e na Base da SEFAZ, o usuário deve clicar na opção do SPED Fiscal e selecionar qual a Competência que deseja validar os Documentos Eletrônicos e posteriormente clicar no botão "Buscar Chaves".

Imagem 1 - Busca das chaves de acesso no SPED

Passo 2 - Verificar se todas as notas já foram consultadas.

Com as chaves de acessos carregadas na rotina, verifique se ainda falta alguma nota ser consultada. Para isso, classifique a coluna “Observação” com o objetivo de identificar “Robô Consultando”. Se tiver notas sendo consultadas pelo robô, aguarde mais para concluir esse processo.

Imagem 2 - Robô Consultando

Passo 3 - Verificar se possui chaves de acessos com erro.

Após todas as chaves consultadas pelo robô, verifique se tem alguma chave de acesso com erro, clicando conforme a imagem abaixo.


Passo 4 - Gerar relatório para conferência.

Com todas as chaves consultadas, agora basta gerar o relatório para verificar se tem notas com divergência na situação entre o SPED Fiscal x SEFAZ. Para isso, clique na opção “Relatórios / Alterações” e vá até o relatório “Cruzamento da Situação: Sefaz x SPED”.

  • Obs.: Se retornar a mensagem “Relatório vazio” significa que todas as notas no SPED estão com as mesma situação na SEFAZ.


Passo 5 - Alterações.

Caso tiver alguma nota com problema na situação, o usuário poderá usar a aba “Alterações” para corrigir automaticamente.


Pronto! Agora você está está por dentro da rotina de como fazer o processo para identificar notas com divergência na situação entre o SPED e SEFAZ.


Autor:

Julio Spineli

Atualizado:

Isabella Thayná