3.8 - Gerar Dados para o SPED Contábil a partir do SPED Fiscal e SPED Contribuições (Atualizado)

Para execução correta desta rotina e manual, é preciso ter as informações de SPED na qual onde irá buscar os dados para o SPED Contábil, ou seja, você deve ter o(s) SPED Fiscal e/ou SPED Contribuições importado(s).

A Rotina 3.8 é o vinculo do SPED Fiscal, SPED Contribuições com o SPED Contábil, a rotina irá fornecer parametrizações para a inserção correta dos dados para o SPED Contábil, é de extrema importância que a parametrização seja feita atentamente.

Vídeo apresentando a Rotina 3.8 - Treinamento Integração Contábil



Passo 1 - Acessando a tela para Configurações de Parametrização para Participante, CFOP e Imposto

 

Imagem 1. Indica o caminho para realizar a parametrização.

Conforme está representado na “imagem 1” clicando neste ícone irá aparecer este outro ícone e assim será possível ir a tela de parametrização por Participante, CFOP, Impostos entre outras funções.


Passo 2 - Parametrizando as contas por CFOP

Imagem 2. Representa a aba de notas e CFOP, e a função para buscar os CFOP do SPED Fiscal.

Na “imagem 2” representamos a forma de buscar os CFOPs do SPED Fiscal, clicando sobre o ícone trará as bases de dados do sistema SAAM, basta selecionar a Base de Dados na qual estão os CFOPs do SPED Fiscal referente ao SPED Contábil.

Passo 2.1 - Parametrizando as contas por CFOP utilizando a Conta Crédito do Participante, Participante com CFOP e a função de ignorar o CFOP

Conforme representado na “imagem 2.1” esta destacando as colunas Usar Participante, Usar Participante com CFOP ou Excluir CFOP, habilitando essa função de Usar Participante para determinados CFOP estará dizendo ao sistema que fará a parametrização no caso do exemplo da “imagem 2.1” irar configurar as Contas Credito na aba de Participante, a mesma logica se aplica para a função Usar Participante com CFOP a única diferença será na aba que selecionara, e a última função Excluir CFOP marcando-a o sistema entende que toda vez que tiver aquele CFOP na tela principal da Rotina 3.8 ele será descartado.


Passo 3 - Parametrizando os Impostos, Detalhado por nota, Agrupado pelo Total do imposto, Separando as Contas por Empresa e Configurando o ICMS por CFOP

Na “imagem 3” foi destacado este ícone ele trará os impostos que e possível parametrizar tanto do SPED Fiscal quanto do SPED Contribuições, no exemplo podemos notar que foi selecionado o ICMS somente, abaixo estará em forma de condição as opções de Usar Detalhado por Nota, Usar Agrupado/Total e Considerar Empresa, vale lembrar que Considerar Empresa pode ser selecionada junto uma das duas primeiras opções.

  1. Usar Detalhado por Nota? - Essa função irá separar no SPED Contábil o imposto por Nota, onde terá que parametrizar Entrada Débito e Crédito é Saída Débito e Crédito. (Esta função e a mais utilizada pelos usuários).
  2. Usar Agrupado/Total? - Essa função irá agrupar todas as notas em um único imposto no SPED Contábil, onde terá que parametrizar somente Débito e Crédito.
  3. Considerar Empresa? - Essa função pode ser usado com uma das duas funções acima e o intuito dela e separar o imposto por empresa, exemplo: Matriz e Filial o Código da Conta e diferente para as duas por isso e preciso separa-las, costuma ser iguais as contas para ambas então a utilização dela e bem em específico.

Passo 3.1 - Parametrizando os Impostos, utilizando o ICMS por CFOP

Conforme esta presente na “imagem 3.1” esta aba serve para para parametrizar o Imposto utilizando o CFOP como parâmetro, sendo possível colocar o Código da Conta de Crédito e Débito, é também selecionar o CFOP que não irá ser preciso na Coluna Excluir CFOP.


Passo 4 - Parametrizando Notas de Serviço

Conforme foi possível ver na “imagem 4” as Notas de Serviço podem ser parametrizadas sendo Notas Tomadas e Prestadas, atualmente temos duas formas de parametrização, por Contas ou pelo Participante, se optar por Contas temos essas funções abaixo que pode colocar Conta Crédito, Débito e Centro de Custo;

  • Notas

  • PIS Retido

  • COFINS Retido

  • ISSQN

  • ISSQN Retido

  • CSLL

  • CSLL Retido

  • Imposto de Renda

  • Imposto de Renda Retido

  • Deduções

  • INSS


Passo 5 - Parametrização de Ajustes

Conforme analisamos na “imagem 5” identificamos a forma de trazer os Ajustes do SPED utilizando a Base de Dados referente. Após essa busca podemos parametrizar o Código da Conta Crédito e Débito para cada Ajuste.


Passo 6 - Buscando ás informações após a parametrização

Conforme e possível ver na “imagem 6” a função irá buscar dados do SPED Fiscal e SPED Contribuições e como já foi feita toda a parametrizar irá vir totalmente correto, após trazer os dados e somente processar a engrenagem para inserir no seu SPED Contábil.

 



Autor: Lucas Nunes

Atualizado em 15/02/2022
por: Genésio Barros