3.6.2.5 - I050 Plano de Contas
Para execução correta desta rotina e manual, é preciso ter os registros principais (bloco 0) preenchidos no SPED Contábil..
Passo 1 - Parametrização da Rotina
Indicador da forma de escrituração contábil (I010) - Este campo se trata do I010, para realizar a importação de planilhas ou alimentar dados nela manualmente, este registro precisa ser informado, caso estiver vazio basta clicar no ícone no canto superior do lado direito para cadastrar o I010.
Clicando no botão de , irá abrir as configurações possíveis, nela consta duas tabelas de parametrização uma para Utilizar nos lançamentos contábeis e a outra Ocultar colunas (Tornar Invisíveis).
Utilizar nos lançamentos contábeis:
1º - Marcar / Desmarcar Todas as Opções Abaixo: Esta opção quando marcada, habilita a 2º e a 3º opções logo abaixo, e desmarcando desabilita as mesmas.
2º - Considerar “.” (ponto) na consulta do código: Marcando esta opção, as pesquisas referente aos códigos, deverão conter os pontos, ex: 1.01.01.
3º - Criar C. aglutinação (I052) a partir do Cód.. CTA (I050) Tipo 'A': Irá criar o I052 com base nos Códigos CTA do I050 onde as mesmas forem contas analíticas.
4º - Verificar se CTA está sendo usada nos demais períodos, durante a exclusão: Antes de excluir no plano de contas ele verifica se existe esse código em outro período.
5º - Sincronizar inserção de contas a partir de: Sincronizado com o período selecionado, ou seja, qualquer inserção realizada nesse período selecionado, irá refletir nos planos de contas subsequentes.
6º - Sincronizar alteração de contas a partir de: Sincronizado com o período selecionado, ou seja, qualquer alteração realizada nesse período selecionado, irá refletir nos planos de contas subsequentes.
7º - Sincronizar exclusão de contas a partir de: Sincronizado com o período selecionado, ou seja, qualquer exclusão realizada nesse período selecionado, irá refletir nos planos de contas subsequentes.
8º - Código plano referencial: Opcional para inserir no plano de contas, no padrão o campo fica vazio.
Passo 2 - Funções da Rotina.
Para exemplificar todas as funções disponíveis na rotina do Plano de Contas, todas serão listadas abaixo com uma breve explicação.
- Adicionar dados manualmente na rotina.
- Fazer alteração em lote no plano de contas.
- Realizar edição dos dados no plano.
- Salvar alterações realizadas.
- Exclusão dos dados selecionados.
- Extrair informações em Excel dos dados presente na Rotina.
- Importar o plano de contas completo utilizando a planilha padrão.
- Importar apenas as Contas Analíticas, conforme mostra na “Imagem 3”.
- Gerar a planilha padrão de importação.
- Função de saldo por conta analíticas, Débito, Crédito e Saldo, conforme mostra na “imagem 4”
- Importar o plano de contas padrão conforme mostra na “imagem 5”.
- Função para sincronização das contas com um período referenciado, conforme mostra na “imagem 6”.
- Opção de configuração para organizar o preenchimento correto das contas conforme o nível dela, como mostra na “imagem 7”.
- Função gerar um excel com as contas analíticas do I050 sem ter informado o I051 dela, pode extrair o relatório preencher alimentar a planilha padrão e reimportar para o sistema, conforme mostra na “imagem 8”.
- Inserir o registro I052 utilizando o código da conta analítica do I050, de forma automática.
- Gerar código reduzido das contas automático.
- Função para realizar algumas validações no plano de contas referenciado, e necessário que o retorno de todos os parâmetros seja zero para evitar erros no validador, conforme mostra na “imagem 9”.
- Função de buscar o registro I051 de outro plano de contas, podendo ser da mesma base mais período diferente ou base diferente, conforme mostra na “imagem 10”.
Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de suporte clicando aqui . Será um prazer atendê-lo . Conheça também outros relatórios relacionados a esse Criando um SPED Contábil do ZERO.
Autor:
Lucas Nunes.
Atualizado em 09/03/2022 por:
Genésio Barros.