3.6.5.1 - Depreciação

Esse manual visa demostrar a depreciação para o SPED Contábil, com o passo a passo do processo na rotina 3.6.5.1.

Certifique-se de ter um SPED Fiscal importado no SAAM (Rotina 1.1.1). Isto servirá para trazer informações do arquivo para a rotina (como os NCMs dos produtos).
Há também outras formas de alimentar os dados, como por exemplo por importação de planilha.



1º) Mapear alíquotas por NCM.

Na rotina, podemos verificar os NCMs já mapeados, com as taxas anuais e a vida útil dos mesmos. Caso seja identificado um NCM não mapeado, é possível mapeá-lo no passo 1 da rotina, indicado na figura. Para editar, utilize o primeiro lápis para edições individuais e o o segundo lápis (lápis mágico) para fazer alterações de vários registros selecionados.

Imagem 1. Tabela de NCMs para parametrização de taxa anual e vida útil.

2º) Cadastrar Categorias do Ativo.

Iremos mapear as contas de Crédito e Débito em que serão feitos os lançamentos. Para isso acesse o passo 2 da rotina, destacado na figura abaixo.

Imagem 2. Categorias de Ativo

OBS: Caso utilize conta reduzida, clique em Configurações na parte superior da rotina, e marque a opção de conta reduzida, como na imagem.


3º) Produtos de Ativo Imobilizado.

Agora busque os itens sujeitos a depreciação do SPED Fiscal (CFOP 1551, 2551,1406 e 2406). Os produtos precisam ser parametrizados para serem feitos os lançamentos da depreciação.

No passo 3 da rotina, após clicar na setinha verde, selecione a data referente ao SPED Fiscal com a depreciação desejada, e em seguida selecione a empresa que o sistema deverá buscar e processe.

O produto será importado com status de “Não Parametrizado”.

Edite os itens e informe uma Categoria cadastrada no passo 2 da rotina.

Caso a categoria seja alterada, é necessário verificar se há lançamento referente à antiga categoria no passo 4, para que não duplique. Verifique também o I200.

OBS: Caso a Taxa Anual tenha sido puxada com valor zerado (0,00), informar um NCM válido para o item, ou cadastrar o NCM atual no 3º PASSO.


4º) Cálculo da Depreciação e Lançamentos na Contabilidade:

No botão de olho no menu ou tecla F3, você consegue visualizar os produtos de Ativo Imobilizado cadastrados no passo 3 da rotina.

Selecione o período para lançar a depreciação, e logo após, os itens dentre os disponíveis (itens cadastrados e parametrizados no 1º passo).

Para lançar a depreciação na contabilidade, basta clicar no botão mostrado abaixo e confirmar.

Dessa forma fizemos o lançamento da primeira parcela da depreciação. Para lançarmos as demais parcelas, basta refazer o lançamento para os meses posteriores.



Autores:
Felipe Marques
Rodrigo Souza

Atualizado em 17/02/2022
por: Genésio Barros