7.5.8 - Gerar DIME a partir do SPED FISCAL


Arquivos necessários

Material

Motivo

Obrigatoriedade

Material

Motivo

Obrigatoriedade

SPED fiscal VALIDADO

É essencial para integridade das informações geradas

OBRIGATÓRIO

Passo a passo

Primeiramente é necessário fazer o cadastro da figura DIME.

A Figura DIME são os dados serão informados do Registro tipo 21 - Dados iniciais e podem ser reaproveitados em outras gerações, basta vinculá-lo na aba Gerar DIME. Atente-se aos campos que já vem preenchidos, eles devem permanecer preenchidos.

 


Esta configuração é exclusiva do SAAM!

Para efetuar o cadastro da Figura DIME, clique no botão e insira as seguintes informações:

  1. No campo Figura, insira o nome da figura. Este nome pode ser qualquer um pois ele é só para aproveitarmos as configurações do registro Tipo 21 na hora da geração do arquivo DIME.
  2. No campo Tipo de declaração é conforme manda o guia DIME. Pode assumir o valor: Normal, Encerramento de atividades ou Enquadramento no Simples Nacional.
  3. No campo Regime de apuração é o mesmo orientado pelo guia DIME. Pode assumir o valor: 2 - Normal, 9 - Produtor Primário (se o declarante tiver inscrição de produtor primário). (Redação dada pelo Art. 12 da Portaria SEF nº 004/16 - Efeitos fatos geradores a partir da referência janeiro/2016)
  4. No campo Apuração Consolidada é conforme o guia DIME. Pode assumir os valores: 1 - Não é apuração consolidada, 2 - É estabelecimento consolidador, 3 - É estabelecimento consolidado.
  5. No campo Tem escrita Contábil? informar conforme o guia DIME. Pode assumir o valor: 1 - Sim é o estabelecimento principal, 2 - Não, 3 - Sim, dados informados no estabelecimento principal
  6. No campo Substituto tributário informar conforme o Guia. Pode assumir o valor: 1 - Sim, 2 - Não. 3 - Substituído solidário.
  7. Nos campos: Porte da empresa, Apuração centralizada, Tem créditos presumido, Tem incentivo fiscal, devem permanecer preenchidos com o valor padrão, conforme o Guia: 1 - Não se aplica.

Observe a imagem 1 e veja como é o modelo de preenchimento.

Imagem 1: Aba Figura DIME.


O segundo passo é configurar a geração. Para isso, vá até a aba Gerar DIME e observe os seguinte campos e o seu respectivo preenchimento.

Imagem 2: Aba Gerar DIME.

Caso a empresa que queira gerar o arquivo DIME não apareça nessa aba, verifique se ela encontra-se cadastrada na rotina 12.8 ou consulte o manual de uso da rotina clicando aqui.

  1. Na coluna Gerar DIME, selecionar apenas a(s) empresa(s) que será gerado o arquivo.
  2. Na coluna Trabalhadores, informar a quantidade de trabalhadores.
  3. Na coluna Figura DIME, vamos usar a figura que foi cadastrada no primeiro passo desse manual. Lembrando, que essa figura é uma configuração exclusiva do SAAM para preenchimento do Registro Tipo 21 conforme é especificado no guia DIME.

Após preenchido o(s) campo(s) que são passíveis de preenchimento, verifique se tem Créditos por Autorizações Especiais. Caso tenha, informe na aba Tipo 46.

  1. No campo identificação, informar o código gerado no site de Santa Catarina.
  2. No campo Valor, informar o valor dos créditos especiais.
  3. No campo Origem, informar se é 1 - Crédito por transferência de créditos ou se é 14 - Crédito por DCIP.

Este registro 46 só é obrigatório se houver aproveitamento de créditos.


Na aba Quadros 80/81/82/83/84, só deve ser preenchido se for informado inventário no registro que está sendo gerado. Não entraremos no detalhamento do preenchimento de cada campo pois estenderia nosso manual com informações repetitivas. Os detalhes de preenchimento de cada campo, pode ser consultado no Guia.


O último passo é informar a data inicial do período que está sendo gerado o arquivo DIME (lembrando que essa data é conforme o SPED Fiscal importado). Preencha o mês inicial e final ex: 01/2021 a 03/2021.

Informe a pasta que deseja salvar o arquivo gerado.

Clique no botão .



Autor: Lucas Galvão