Aumentar Uso de Memória do Sistema SAAM
O passo a passo a seguir tem o objetivo de melhorar a performance do sistema quando carece processar arquivos com grande volume de informação.
Por padrão o sistema vem configurado para usar até 1GB.
Caso a configuração de hardware (peças) do computador onde o mesmo está instalado tenha memória RAM disponível e realmente haja necessidade de melhorar performance do SAAM para processamento de dados, correspondente a arquivos maiores, prossiga com as instruções desse manual.
Obs.: Para sistema operacional Windows com arquitetura 32 bits, o sistema fica limitado até 2GB, mas para arquitetura 64 bits não há esse limite.
Concluímos que mesmo que eu tenha um computador com uma configuração de hardware de 16GB de RAM e altere as configurações do sistema SAAM expandindo o limite para 8GB vai ser reconhecido apenas 2GB (considerando que o Windows seja 32 bits).
Para começar, exclua o ícone do Sistema SAAM da área de trabalho.
Dentro da pasta "configurações" do sistema SAAM, é necessário que possua 4 arquivos: “local_instalacao”, “memoria”, “SAAM-SPED” e “SAAM-SPED-VISIVEL” (caso não tenha, abaixo está um .zip com todos os arquivos necessários). (C:\SAAM-SPED\configuracoes).
Nesse arquivo você pode alterar o limite de memória RAM disponível para sistema SAAM;
Por padrão esse arquivo já vem configurado com 4GB, mas por enquanto não terá efetividade. Com o editor de texto aberto informe o novo valor e depois salve a alteração. Recomendo usar de 30% a 60% da memória RAM total presente no computador.
Obs.: O valor deve ser informado em megabyte.
3. O próximo passo é encontrar o arquivo "SAAM-SPED" dentro da pasta configuração do sistema SAAM.
4. Para finalizar o processo basta criar um ícone do arquivo "SAAM-SPED" na área de trabalho conforme imagem a seguir.
CASO O SISTEMA NÃO ABRA: Pode ser que a memória colocada no arquivo “memoria” esteja superior a memoria disponível no momento (conferir no gerenciador de tarefas/desempenho). Ou o java instalado ser da arquitetura 32bits.
Atualizado em 27/06/2022 por:
Genésio Barros.