4.2.1-Relatórios Auditoria Pré-Entrada
Essa é uma rotina Premium!
ATENÇÃO: Essa integração está disponível apenas para clientes que adquiriram o SAAM-AGENTE, o integrador que conecta o SAAM ao ERP. É necessário que essa funcionalidade esteja ativada para que a integração funcione.
Caso tenha interesse em contratar, entre em contato com o Departamento Comercial SAAM Auditoria pelo número (62) 3318-4441 ou (62) 9 9416-3700 (WhatsApp).
Este manual é destinado a uma nova funcionalidade no módulo SAAM-AGENTE.
O objetivo é identificar as divergências nas validações dos recebimentos de documentos fiscais (Pré-Lançamento).
Seguem alguns exemplos de validações:
NCM no ERP divergente do Conteúdo XML.
CST ICMS no ERP divergente do Conteúdo XML.
Código de barras master no ERP divergente do Conteúdo XML.
Fornecedor não cadastrado no ERP.
Situação da nota no ERP divergente da SEFAZ.
Vídeo explicativo:
Validação Pré- Entrada:
P1: Informe o período inicial e final que deseja gerar o relatório para análise.
P2: Nesse passo, você precisará escolher o tipo de relatório que deseja visualizar. Existem três opções disponíveis (Documento, Fornecedor e Produto).
Documento: Ao selecionar esta opção, o sistema SAAM realizará uma análise comparativa entre a situação da nota no seu ERP e na SEFAZ. Isso permitirá identificar quaisquer discrepâncias nos registros fiscais.
Fornecedor e Produto: Se você optar por uma dessas alternativas, o SAAM fará uma comparação referente ao pré-lançamento, analisando as informações entre o ERP e os dados do XML. Essa análise é útil para verificar se as informações dos fornecedores e produtos estão corretas e consistentes.
P3: A opção “Não mostrar itens já conferidos” significa que, ao marcar uma linha na coluna de conferência, essa linha será oculta no relatório, facilitando a visualização dos itens pendentes.
P4: Em seguida, escolha a(s) empresa(s) para as quais você deseja realizar a validação. Selecione as opções correspondentes na lista disponível.
Obs: Somente serão listadas a(s) empresa(s), se o SAAM identificar que há alguma divergência.
P5: Depois de preencher todos os campos mencionados acima, clique na opção 'pesquisar' para gerar e visualizar o relatório que aparecerá logo abaixo.
P6: Abaixo, apresentam alguns exemplos de validações que podem ser encontradas no relatório:
Fornecedor não cadastrado no ERP: Esta validação sinaliza quando um fornecedor está ausente no sistema, o que pode resultar em problemas de faturamento e controle de estoque.
Produto não encontrado: Essa validação indica se um produto listado na nota não está registrado no ERP, o que pode dificultar o controle e a gestão de inventário.
Situação da nota no ERP divergente da SEFAZ: Esta análise verifica se o status da nota fiscal no ERP (como ‘regular’ ou 'cancelada') difere da informação registrada na SEFAZ, ajudando a garantir que os dados estejam alinhados e em conformidade com as exigências fiscais.
Autora:
Rafaella Oliveira