Quando lançar?
Notas de uso e consumo interestaduais (Fora do estado)
CFOP 2556
Ativo imobilizado interestaduais (Fora do estado)
CFOP 2551
Brinde¹ interestaduais (Fora do estado)
CFOP 2910
Como saber se realmente irei lançar?
Sempre usar a rotina 10.1.2 (SE POSSUIR XMLS DE TERCEIROS) no SAAM antes de calcular o diferencial. Nessa rotina mostra quando o cliente lança a nota no 2556, quando ela deveria ser no 2407 ou vice-versa. O nome dessa auditoria é: "Nota de Terceiros com a Soma dos Itens de S.T. do XML diferente a Soma dos Itens de S.T. do SPED".
Verificar na Sefaz os dados da NF-e sped.
Sempre comparar a alíquota da nota original com a tabela de alíquotas interestaduais. Se as duas forem diferentes devemos seguir a alíquota da NFe, exceto simples nacional, quando o correto é utilizar a alíquota interestadual. (http://www.contabilidadenobrasil.com.br/alíquotas-internas-2016/). Analisar bem quando ocorrer esse tipo de situação.
Se a empresa que vendeu for do Simples Nacional devemos usar a alíquota interestadual como referência para calcular o diferencial (alíquota interestadual - alíquota estadual).
Quando o item tiver alíquota 4% (importação) usar o 4% para o cálculo: para Goiás seria 17% - 4% = 13%.
Exemplo prático!
CFOP do arquivo 2556
CFOP 6101 é válido para uso e consumo 2556
Alíquota SC para GO bate com a tabela alíquotas
“Tabela de Aliquotas Internas e Interestaduais 2019”. Disponível em: https://www.contabilidadenobrasil.com.br/aliquotas-internas-2016/. Acesso em 14 ago de 2020.
Faço a diferença entre alíquotas 17%(GO) - 7%(SC) = 10%
Lanço o Diferencial no SAAM
Rotina 1.6.2.1.1 - Notas Fiscais E/S (C100)
Localizar a NFE
Clicar na engrenagem
Preencher a alíquota 10% e verificar a necessidade de alterar as observações²
Clicar em gerar ajuste
Conferir os valores gerados
Novidade na Rotina:
Agora é possível calcular de forma automática o diferencial de alíquota, apenas clicando no botão Buscar Diferencial Padrão. Conforme imagem a baixo.
OBS: O botão não dispensa a necessidade de abrir o DARFE para conferir a existência de alíquota de 4%.
Quando NÃO lançar diferencial
Quando o produto for S.T. (CFOP de S.T.), sugerir o cfop correto para cliente (2406 para imobilizado ST ou 2407 para uso e consumo ST)
¹ Brinde é diferente de bonificação. Bonificação é quando o cliente entrega uma mercadoria (medicamento, tratando de uma farmácia) e o cliente vai vender. Já o brinde (por exemplo 100 chaveiros) é um presente no qual o cliente não irá revender.
² OBS1: Conforme o Art 65 da sessão forma de apuração, referente a apuração do diferencial de alíquota localizado em = http://www.sefaz.go.gov.br/ > LEGISLAÇÃO > TRIBUTÁRIA > CONSULTA LEGISLAÇÃO > RCTE > 65, precisamos dividir a base do diferencial de alíquota por 1 – alíquota interna de goiás (17%) isto é, 1 – 0,17 = 0,83. Porém o SAAM permite a utilização desse cálculo ou não, depende da posição final do contador ou responsável pelo arquivo.
² OBS2: Para o cálculo da base, podemos utilizar o valor integral da NFE (incluindo IPI, ST, etc) valor do item – desconto ou então o valor bruto do item, novamente depende da posição final do contador ou responsável pelo arquivo.
Pronto! Agora você está está por dentro da rotina de geração do Lançamento de diferencial de alíquota(uso e consumo) - GO. 😃
Caso tenha alguma dúvida entre em contato com nossa equipe de suporte clicando aqui. Será um prazer atendê-lo.
Caso ainda não conheça o novo padrão de botões SAAM Cliqui aqui e fique por dentro
Autor: Jhonatan P. Nascimento
Revisão: Lucas Galvao (Unlicensed)
Add Comment