Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

§ 5º  A alíquota do imposto incidente nas operações internas com gasolina e com os produtos e serviços relacionados no Anexo VII desta Lei fica acrescida de dois pontos percentuais, cujo produto da arrecadação destina-se a prover de recursos o Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás - PROTEGE GOIÁS.

  • PROTEGE. -CTE - Art. 27, § 5º

Art. 5º O valor correspondente ao adicional na alíquota do ICMS deve ser pago por meio de Documento de Arrecadação - DARE - distinto, no código de arrecadação 414-6 (ADICIONAL ICMS 2% - LEI 15.505/2005), com o código de apuração:

  • Art. 5º, I - IN 784/06

  • Códigos de Ajustes que a rotina atende: GO050003, GO020001

Este adicional de 2% é dado para produtos considerados supérfluos, como sorvetes, cosméticos, alcoólicos, etc. Este adicional é destinado ao Protege, que abrange projetos sociais relacionados à cultura e pessoas em condições de vulnerabilidade (Apenas em Goiás). Pode-se comparar com um empréstimo feito ao estado, uma vez que o débito do mês atual pode cair como crédito para o mês seguinte.

Para entender um pouco a rotina, disponibilizamos este passo a passo para apresentar a rotina.

Passo 01:Importar o arquivo SPED Fiscal na Rotina 1.1.1.

Passo 02: Lembrando que para executar o cálculo do Adicional de 2% todas as Notas de Emissão Própria devem ter seus itens.

Execute as rotinas 1.7.3.1.1 e 1.7.3.1.2 para verificar se existem notas sem itens (Emissão Própria). Caso exista use a rotina 8.1 ou a 8.6 para inserir os itens.
Image Removed

...

Imagem 1. Importando apenas itens com a 8.1.

Caso a empresa tenha muitos XML's de Emissão Própria podemos usar a rotina 8.6 para inserir os itens mais rapidamente. Observe na imagem.

...

Imagem 2. Importando itens pela 8.6 e inserindo no SPED.

Passo 03: Acesse a rotina 1.8.11 e clique no botão de Configurações. Configure as opções por CST ICMS, CFOP, Alíq. ICMS, etc....e depois clicar em Salvar.
Image Removed

...

Imagem 3. Configurações para cálculo de adicional de alíquota.

Passo 04: Após o Sistema calcular o Adicional o usuário deve analisar os resultados e inserir os valores no Bloco E clicando no botão apontado na figura abaixo. Se o mês anterior estiver presente no banco de dados e o Adicional do mês anterior estiver presente no SPED Fiscal o Sistema irá pedir para inserir o ajuste devolvendo o débito pago no mês anterior no mês atual ao qual o usuário está trabalhando.
Image Removed.

...

Imagem 4. Opção para lançar o ajuste calculado pela rotina.

Ainda tem dúvidas? Que tal contatar o suporte?