Os registros componentes dos Blocos “M” são escriturados na visão da empresa (Consolidado), diferentemente dos registros informados nos Blocos “A”, “C”, “D” e “F” que são informados na visão de cada estabelecimento da pessoa jurídica que realizou as operações gerados de contribuições sociais ou de créditos.
1 - A rotina
A rotina tem segue o padrão de botoes do SAAM, Porém existe algumas funcionalidades extras que precisam ser esclarecidas:Estrutura da Rotina, Geração do Bloco M automático, Lançamento de ajuste de crédito(M210/M610) e Justes de débito(M220/M620)
1.1 - Estrutura da Rotina
A principal mudança e inovação do bloco M é a união dos registros do PIS e da COFINS na mesma aba. dessa forma o usuario pode consultar na mesma aba os valores de créditos ou débitos tanto do PIS quanto da COFINS. Veja na imagem abaixo:
(Clique na imagem para expandir) Como podemos ver na imagem o registro M100(PIS) e M500(COFINS) estão compartilhando a mesma “tela“ da rotina. isso vai facilitar a análise e exportação de dados.
1.2 - Geração do bloco M automático
Essa Funcionalidade já foi descrita em um artigo anterior. ela atualiza todos os dados do bloco M e faz o controle de créditos anteriores(1100-1500). Nessa nova versão existe uma configuração ao gerar:
Ao atualizar os dados de Receitas Isentas, não Alcançadas pela Incidência da Contribuição, Sujeitas a Alíquota Zero ou de Vendas com Suspensão, o usuario pode optar em não atualizar ou atualizar com base na rotina de tributação por produto(2.9.1) ou simplesmente atualizar conforme o arquivo digital, nesse caso as naturezas estarão vazias, pois o contribuições não tem nenhum local com essas informações.
1.3 - Lançamento de ajuste de crédito(M210/M610)
Para lançamento de créditos temos o lançamento manual(1ª) e para ajuste de devoluções de entrada temos um botão especifico para esse lançamento(2ª)
tenha atenção ao secionar a linha do M100/M500 acima, nesse exemplo foi selecionado a linha do PIS