1.4.1 - Auditorias Automáticas

 

Passo 01: Importar o arquivo SPED Fiscal na Rotina 1.1.1; 

Passo 02: Agora vamos realizar um "pente fino" nos dados informados nos registros do SPED Fiscal. Para isso abra a rotina 1.4.1. Nesse momento você pode escolher quais registros você quer auditar, passando para a tabela da direita os registros que devem ser ignorados. Os registros mais importantes nessa Auditoria geralmente são: 0200, C100, C170, C190, D100, D190, D500, D590, C500 e C590. Mas vale lembrar que isso depende de cada empresa, e o ideal é analisar todos os registros.

Obs: Geralmente, o processo costuma ter muitos erros, mas é porque o SAAM pode considerar uma mesma situação que reflete em várias, assim como é no PVA (Programa Validador). Fique tranquilo, pois a correção de um erro muitas vezes reflete em outros que também são resolvidos.

Imagem 1. Rotina 1.4.1 e principais componentes.

 

Passo 03: Clique no botão "Processar". Ao final do Processamento clique no botão "Resumo das Auditorias". Uma tela irá se abrir onde você poderá analisar cada Auditoria separadamente.  Nesse momento o usuário pode  ignorar algumas Auditorias que não considera como necessárias para a sua empresa. (Opcional)

Imagem 2. Acusação de erro e advertências no registro C170.

 

 Na imagem a seguir, está um exemplo de uma auditoria que está sendo inativada. Mas para quê serve isso? Bem, você pode fazer isso para deixar a tela de erros mais limpa quando identificar uma auditoria que não quer que seja mais processada neste SPED. Tenha cuidado com isso, pois ela não será mais executada na rotina. Para reverter esta ação, você deve acessar a rotina 12.4.

Imagem 2. Obtendo mais detalhes de uma auditoria, e inativando uma que não seja necessária (exemplo).

Passo 04: Clique duas vezes sobre a Auditoria desejada e analise caso a caso. Caso encontre uma situação que não se trata exatamente de um erro, que você pode selecionar as linhas da Auditoria e marcar como "Conferidas".

Para exemplificar imagine o seguinte cenário: uma Auditoria te mostra 20 notas fiscais que estão com a Base de ICMS diferente ao do XML. Dessas 20 notas você sabe que 15 são de um produto que você não pode aproveitar o crédito de ICMS apesar de estar destacado na nota fiscal. Sendo assim apenas 5 notas fiscais merecem a sua atenção. Para retirar do relatório as outras 15 notas desnecessárias basta selecioná-las e clicar com o botão direito do Mouse e selecionar a opção: "Considerar as Linhas Selecionadas como Conferidas". As mesmas irão desaparecer do relatório e ficar apenas as 5 notas fiscais.

Imagem 3. Marcando situações como conferidas.


Use as sub-rotinas da rotina 1.6 e as rotinas 1.4.2 e 1.7.8 para auxiliar nas correções, caso sejam necessárias. As correções são particulares de cada empresa.

Obs: Você pode acessar as rotinas mais utilizadas para consultas e correções nos atalhos do lado direito da tela.

ATENÇÃO: Tenha MUITO cuidado ao utilizar a rotina de correções automáticas (1.4.2) pois isso pode arruinar seu arquivo se utilizada incorretamente.