1.7.7 - Calculando o Inventário no SPED Fiscal
Manual 15 – Calculando o Inventário no SPED Fiscal – Rotina 1.7.7 (Atualizado em 08/01/2018)
Calculando o inventário
Passo 01: Importar o Arquivo SPED Fiscal no SAAM pela rotina 1.1.1;
Passo 02: Vale lembrar que no SPED Fiscal as notas de vendas da empresa por padrão estão sem os produtos (Registro C170) e as quantidades, por esse motivo iremos importar os Produtos e Quantidades a partir dos XML's gerados nas vendas realizadas na empresa/cliente. Para isso use a rotina 8.1. Deixe a mesma configurada conforme imagem abaixo.
Passo 03: Para ter certeza que todas as notas de vendas tiveram os seus Produtos e Quantidades inseridos use as rotinas 1.7.3.1.1 e 1.7.3.1.2. Caso o resultado seja "Relatório Vazio", significa que todas as notas de vendas/devoluções estão com os seus Produtos e Quantidades inseridos;
Passo 04: Agora iremos acessar a rotina 1.7.7 para gerar o inventário fiscal (calculado sobre os arquivos SPED's) da empresa. Temos várias abas com algumas opções que devem ser configuradas. Que são:
Aba "Período": Nessa aba você deve informar o período Inicial e Final para o cálculo do inventário. Geralmente o período inicial sempre é o mês 01/ano.
Aba "Inventários": Nessa aba você deve informar o inventário inicial, que será a contagem do ano anterior. Observe na imagem como a aba deve ficar configurada.
Obs.: Vamos destacar agora as várias formas de processarmos um cálculo de inventário mudando apenas o parâmetro da ABA "Inventários".
Para simularmos um inventário Inicial (negativo) ou um inventário Final (positivo) devemos marcar o inventario que queremos simular. Observe na imagem.
Com essa configuração iremos simular qual seria o inventário final de acordo com a movimentação. Exemplo: Um produto X não teve estoque inicial e foram compradas 50 unidades. Não houve nenhuma venda desse produto informada no SPED Fiscal, sendo assim o meu inventário final simulado seria de 50 unidades.
Para realizarmos o cruzamento do inventário Gerencial (informado no arquivo SPED pela empresa) X Fiscal (calculado com base nos arquivos SPED Fiscal) devemos desmarcar o inventário que queremos realizar o cruzamento. Vamos mostrar como exemplo o cruzamento do inventário final. Observe na imagem abaixo.
Nessa situação queremos realizar o cruzamento do inventário final Gerencial com o inventário final Fiscal. Podemos fazer a mesma coisa com o inventário Inicial bastando inverter as marcações da imagem. Exemplo: Um produto X tem 7 unidades informadas no inventário inicial e foi comprado mais 20 unidades. Sendo assim temos 27 unidades disponíveis para venda. No SPED Fiscal foram informadas 25 unidades vendidas. Sendo assim o nosso inventário final Gerencial deveria conter 2 unidades (quantidade encontrada no inventário Fiscal). O Sistema irá verificar se esse produto X foi informado no inventário Gerencial e se a quantidade foi a mesma.
Para encontrarmos a Omissão de Entrada e Saída tendo como base os dados (inventário inicial e final juntamente com a movimentação de notas fiscais do período) importados no SPED Fiscal devemos deixar conforme imagem abaixo e seguir os outros passos do manual normalmente. Exemplo: um produto X tem 15 unidades no inventário inicial e foi comprado mais 10 unidades (informados no registro C100 e C170). Sendo assim temos 25 unidades disponíveis para venda. Foram vendidos 18 unidades desse produtos (informados no registro C100 e C170). Sendo assim o meu inventário final deveria conter 7 unidades informadas. O papel do sistema nessa configuração é mostrar se o inventário final informado no SPED realmente tem 7 unidades positivas.
Aba "Produtos Considerados na Mov.": Nessa aba você deve informar os produtos que serão considerado no cálculo do inventário. Os produtos selecionados para o cálculo do inventário devem ficar na tabela do lado direito enquanto que os desconsiderados devem ficar do lado esquerdo.
Aba "CFOP's Considerados na Mov.": Nessa aba você deve informar as operações (compra, venda, devolução, bonificação, ativo imobilizado, etc...) que serão consideradas no cálculo do inventário. As operações selecionadas para o cálculo do inventário devem ficar na tabela do lado direito enquanto que as desconsideradas devem ficar do lado esquerdo.
A Aba "Registros Considerados na Mov." não precisa ser configurada.
Aba "Correções": Nessa aba devemos corrigir o cadastro dos produtos no que diz respeito a produtos com o mesmo código para várias descrições. Para isso clique no botão "Corrigir" que está indicado na imagem abaixo.
Após ter configurado todas as Abas você deve voltar a Aba Período e clicar no botão Processar Movimentação. Ao fim do Processamento clique no botão Simular Inventário.
Já com a tela de Simular Inventário aberta, iremos gerar o inventário final em Excel. Observe na imagem abaixo.
Para ter acesso em quais notas de Compras e Vendas o produto foi movimentado use a opção de "Resumo do Produto". Observe na imagem abaixo.