Rotina 10.10 - Cruzamento do SPED Fiscal X CTE

Passo 01: Importar o arquivo SPED Fiscal na Rotina 1.1.1;

Passo 02: Agora iremos auditar as notas de transporte através do cruzamento do SPED Fiscal com os XML's dos CTe's.
Se os XML's do CTe's não estiverem presentes na rotina 11.3.2 e os mesmos estiverem salvos no computador, podemos acessar a rotina 8.2 e clicar no botão "Buscar XML's".

Imagem 1. Importar arquivos XML pela rotina 8.2.



Caso os XML's estejam na rotina 11.3.2, acesse-a e em "Tipo" selecione "Conhecimento de Transporte Eletrônico" e faça o filtro apontado na figura (Carregar Documentos Pelos Arquivo Digital).

Imagem 2. Carregando documentos pelos arquivo digital.



Uma caixinha irá se abrir. Terão duas opções de pesquisas que serão pela chave de acesso e pelo número do CT-e e CNPJ do participante. É aconselhável sempre marcar as duas opções.

Imagem 3. Carregando documentos pelos arquivo digital - 2.


Após o carregamento dê um clique sobre um CTe qualquer (a linha ficará levemente azul que indica que está selecionada) e depois clique em Crtl + A para selecionar todos os conhecimentos. Posteriormente o usuário deve clicar no botão direito do Mouse e selecionar a opção: "Importar XML Selecionados para Validações e/ou Cruzamentos de Informações (Rotina 8.2)". Observe na imagem abaixo.

Imagem 4. Importando XMLs para a 8.2 através da 11.3.2.



Ao final do carregamento a Rotina 8.2 irá se abrir. Clique em Importar.

Imagem 5. Importando XMLs para a 8.2 através da 11.3.2.



Ao final da importação irá aparecer algumas opções. Você deve selecionar a opção (Cruzamento do SPED Fiscal X CT-e (10.10)) mostrada na Figura abaixo.

Imagem 6. Acessar rotina 10.10.


Passo 03: Quando a Rotina abrir irá aparecer algumas datas a serem preenchidas pelo usuário. A Primeira data é relacionada ao SPED Fiscal. Nela você deve informar a data do mês que está sendo auditado. A segunda data é relacionada aos CT-e importados (Selecione da menor data até a maior). A data do CTe está relacionada a emissão do mesmo. Não se esqueça de deixar marcado os Tipos de Ocorrência "Erros", "Aviso" e "Observações". Clique em "Processar".

Imagem 7. Processando auditorias automáticas na 10.10.



Ao final do processamento o usuário deve clicar em "Resumo da Auditoria". Caso não haja nenhuma ocorrência (erro, advertência ou aviso) ele não será habilitado.
Para verificar se algum CT-e não foi auditado, analise na validação do Fiscal D100 X CTE - Cruzamento dos dados do Conhecimento de Transporte do Sped Fiscal X XML do CT-e, se tem a mensagem "CT-e Emitido por Terceiros não Auditado (Motivo: Arq. XML não importado na Rotina 8.2)". Os CTe's que aparecerem nessa auditoria não foram auditados. Certamente porque o Sistema não conseguiu ter acesso ao XML das mesmas. Sendo assim eles devem ser conferidos manualmente.

Imagem 8. Resumo das auditorias automáticas.

 
Ao abrir a tela de Resumo da Auditoria irá aparecer uma tabela que mostra os registros que foram auditados. Para visualizar os detalhes de uma auditoria (na parte inferior) basta clicar duas vezes sobre ela. Caso o usuário perceba que a Auditoria não é necessária, ele pode inativá-la ao clicar com o botão direito do mouse sobre a mesma e selecionar a opção (em destaque na imagem).

Use a Rotina 1.6.3.1 e 1.7.8 para te auxiliar na consulta e correção dos erros. Elas estão presentes no menu de atalho no lado direito. Observe na imagem.

Imagem 9. Inativar auditoria (desconsiderá-la para os próximos processamentos) e atalhos para rotinas mais utilizadas.

 

 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nosso suporte!