Manual 03 - Cruzamento do SPED Fiscal X NFE – Rotina 10.1.2 (atualizado em 28/11/2017)
-
- Passo 01: Importar o arquivo SPED Fiscal na Rotina 1.1.1;
- Passo 02: Agora iremos auditar as notas de entradas através do cruzamento do SPED Fiscal com os XML's das compras. Podemos conseguir os XML's de 2 maneiras, que são:
- Caso o certificado da empresa esteja habilitado no SAAM podemos usar a Rotina 11.3.2. Abra a rotina e faça o filtro apontado na Figura abaixo. Uma caixinha irá se abrir. Terá duas opções de pesquisas que serão pela chave de acesso e pelo número da nota e CNPJ do fornecedor. É aconselhável sempre marcar as duas opções.
Após o carregamento dê um clique sobre uma nota qualquer (a linha ficará levemente azul que indica que está selecionada) e depois clique em Crtl + A para selecionar todas as notas fiscais. Posteriormente o usuário deve clicar no botão direito do Mouse e selecionar a opção: "Importar Notas Selecionadas para Validações/Auditorias – Rotina 8.2". Observe na imagem abaixo.
- Caso a empresa não esteja habilitada no SAAM para realizar Downloads dos XML's das NF-es podemos abrir diretamente a rotina 8.2 e clicar no ícone de buscar XML's para carregar os mesmos.
Ao final do carregamento a Rotina 8.2 irá se abrir. Clique no botão Importar.
Ao final da importação irá aparecer algumas opções que serão: Validar Arquivos XML – Cruzamento do SPED Fiscal X NF-e (10.1.2) – Cancelar. O usuário deve selecionar a segunda opção (Cruzamento do SPED Fiscal X NF-e (10.1.2).....). Caso o usuário clique em cancelar ou tecle o ESC (irá se fechar) a Rotina a ser acessada para o cruzamento do SPED Fiscal com a NF-e é a Rotina 10.1.2.
Quando a Rotina abrir irá aparecer algumas datas a serem preenchidas pelo usuário. A Primeira data é relacionada ao SPED Fiscal. Nela você deve informar a data do mês que está sendo auditado. A segunda data é relacionada as NF-e importadas (Selecione da menor data até a maior sempre). A data da NFe está relacionada a emissão da mesma. Não se esqueça de deixar marcado os Tipos de Ocorrência "Erros", "Aviso" e "Observações". Observe a imagem que mostra quais registros devem ser inicialmente Auditados. Configure os registros a serem auditados e depois clique em processar.
Ao final do processamento o usuário deve clicar no botão "Resumo da Auditoria". Caso não haja nenhuma ocorrência (erro, advertência ou aviso) ele não será habilitado.
Para verificar se alguma nota fiscal não foi auditada analise na validação do C100 X NFE - Cruzamento dos dados da Nota do Sped Fiscal X Nota Fiscal Eletrônica se tem uma mensagem chamada "NF-e Emitida por Terceiros não Auditada (Motivo: Arq. XML não importado na Rotina 8.2)". As notas que aparecerem nessa auditoria não foram auditadas. Certamente porque o Sistema não conseguiu ter acesso ao XML das mesmas. Sendo assim elas devem ser conferidas manualmente. As notas que foram auditadas pelo Sistema irá aparecer como uma Observação na tabela C100 X NFE - Cruzamento dos dados da Nota do Sped Fiscal X Nota Fiscal Eletrônica com a mensagem "Notas Fiscais de Terceiros que tiveram o seu XML auditado" como Observação.
Ao abrir da tela de Resumo da Auditoria irá aparecer uma tabela na parte superior que mostra os registros que foram auditados. Basta clicar sobre o registro desejado. Para visualizar os detalhes da Auditoria que são visualizadas na tabela na parte inferior da Rotina basta clicar duas vezes sobre a Auditoria. Caso o usuário perceba que a Auditoria não é necessário ele pode clicar com o botão direito do Mouse sobre a mesma e depois selecionar a opção "Inativar Auditoria". Use a Rotina 1.6.2.1.1 e 1.7.8 para te auxiliar na consulta e correção dos erros. Observe na imagem.
Analise principalmente as mensagens relacionadas à BC ICMS, ICMS, Valor da Nota Fiscal, Valor das Mercadorias, entre outras.