- Passo 01: Importar o arquivo SPED Fiscal enviado pelo cliente na Rotina 1.1.1;
- Passo 02: Devemos acessar a Rotina 11.3.1 para verificar se existe diferença na Situação (Cancelada, Autorizada, Denegada) da nota declarada no SPED com a situação que a nota se encontra na SEFAZ de origem. Primeiramente o usuário deve clicar na opção SPED Fiscal onde ele irá selecionar qual a Competência que ele quer validar os Documentos Eletrônicos e posteriormente clicar no botão "Buscar Chaves".
Posteriormente ele deve deixar marcado apenas a caixinha com o texto "Situação da NF-e (Autorizada, Cancelada)", lembrando que é opcional deixar as outras duas caixinhas marcadas. Clique no botão INICIAR CONSULTA que se localiza na parte inferior da tela do lado esquerdo.
Ao final dos 100% do processamento se o usuário verificar que houve alguma Nota que o SAAM não conseguiu consultar (irá aparecer uma quantidade maior que 0 na caixa de texto da cor vermelha) o mesmo deve clicar no botão "Reprocessar Notas que Apresentaram Algum Probl.".
Passo 03: Ao final do processamento de todas as notas o usuário deve clicar no botão "Relatórios/Alterações" que se encontra na parte inferior da tela do lado direito. Ao abrir da tela o usuário deve selecionar a competência que ele escolheu para validar as Notas e selecionar a opção "Situação Diferente" onde ele deve clicar nas duas opções que irão aparecer. Se o Sistema SAAM responder "Relatório Vazio" significa que está tudo correto. Caso contrário pode ter alguma nota fiscal com divergência no Status. Obs.: é altamente recomendável usar essa Rotina antes da entrega da Nota Fiscal;